quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Superamigos.01 - A Fúria dos Superinimigos


Projeto do saudoso fórum F.A.R.R.A.

Enquanto isso na Sala da Justiça... uma pequena resenha desta série brilhantemente compartilhada pelo saudoso F.A.R.R.A. e pelo parceiro Viz e que agora será lançada aqui no Capas como saiu nos States!

Em 1973 a DC Comics queria criar um desenho animado baseado na Liga da Justiça, no entanto ao invés de contratar a produtora Filmation que já tinha feito as versões animadas de praticamente todos os seus super-heróis ela optou por contratar a Hanna Barbera. O resultado foi um desenho inovador que marcou época, pois além de aproveitar os principais heróis da editora, a produtora criou também Wendy, Marvin e o Supercão e os Super-Gêmeos especialmente para o desenho (de certa forma mantendo a fórmula que sempre usou em desenhos como Scooby Doo).

A série, com episódios de uma hora de duração, teve o design dos personagens adaptados por Alex Toth, o criador de Space Ghost, que também era o supervisor de animação e o roteirista Carmine Infantino também participou da série como consultor. A série fez um um estrondoso sucesso, e ficou no ar de 1973 a 1985 com várias formações para o grupo.

Mais tarde, a DC incumbiu o roteirista E. Nelson Bridwell de introduzir o desenho animado na continuidade dos seus gibis. Foi explicado então que os Superamigos eram uma divisão da Liga criada para combater desastres ao redor do mundo e treinar jovens heróis.

Entre 1975 e 1982 a EBAL publicou a versão em quadrinhos do desenho alcançando também um grande sucesso.

Esta primeira edição foi lançada no Brasil na revista Almanaque de Superamigos 1978 pela Ebal em formatinho e contou com roteiro de E. Nelson Bridwell, desenhos de Ric Estrada e arte-final de Vince Coletta e Joe Orlando.

Boa leitura a todos!
 

Um comentário:

Torak disse...

Adorava o desenho na época, mas nunca li essa revista e nem sabia da existência dela, vou conferir...