domingo, 20 de janeiro de 2013

Action.Comics.001 - Vários

HQ Completa.
Digitalização e Restauração: Don Diego.
Projeto Guia Ebal.

(Texto extraído do blog HQ Vintage do nosso amigo Nano Falcão)


O que podemos dizer sobre esta revista? Mais do que a primeira história em quadrinhos do Superman, a que deu início a todo gênero dos super-heróis, essa revista também marca o início da chamada "Era de Ouro" dos quadrinhos. É aqui que o gênero propriamente dito começa. E também o Universo DC. 

Action Comics 01 volta e meia já havia pintado nos scans, mas de forma meio desapontadora. Como havia dito o próprio Eudes Honorato, do famoso Rapadura Açucarada, um leitor havia feito uma tradução e uma letragem baseado num scan norte-americano de baixa resolução. Estava aquém do padrão de qualidade que hoje em dia se cobra dos scans na internet. Seja como for essa edição desapareceu. Não se encontra mais em lugar algum.

Depois, por ocasião do lançamento no Brasil do primeiro volume da Coleção "Superman Crônicas" que republica as primeiras histórias do Superman, escaneadas pelo próprio Eudes, alguns grupos de scans pegaram a história de 13 páginas do Super e a lançaram como "Action Comics" 01, que vocês podem encontrar em muitos sites e fóruns por aí.

Mas como relembrou meu amigo Fábio Torak, a revista estava incompleta. Afinal se trata de um gibi com 68 páginas, e que não tinha apenas as 13 páginas do Superman. A solução seria traduzir e diagramar o material complementar, para relançarmos a revista na integra.

Porém, em meio a esse processo, eis que descobrimos um achado: Action Comics 01 foi de fato lançada na ÍNTEGRA no Brasil! Há muito tempo atrás, na longiqua década de 70, para comemorar o aniversário do Superman, a Editora Brasil América Ltda, a saudosa Ebal, republicou, em formato gigante, papel off-set e em cores a Action Comics 01 na sua totalidade, baseada num republicação norte-americana, a Special Edition da DC Comics. 

Para nossa sorte, há um site no Brasil que se dedica justamente a escanear e a preservar digitalmente os gibis da Ebal: O Guia Ebal, cujo link vocês podem encontrar na lista ao lado. E um dos colaboradores do guia, o "Don Diego", não só escaneou como tratou as páginas com competência. 

Com todo o serviço feito, só restou a esse humilde escriba apagar as paginas extras que a ebal colou a edição, e deixá-la similar, sem tirar nem pôr, ao original norte-americano, tal como foi lançado em maio de 1938!

Prepare-se para uma verdadeira viagem no tempo! Uma época onde os gibis norte-americanos tinham 68 páginas, e traziam vários personagens e histórias diferentes em suas páginas. E custavam apenas 10 cents!


9 comentários:

vmlezkano disse...

Essa é novidade para mim: estar completa.... já tinha baixado do guiaebal, mas não me preocupei em verificar se estava na integra,
valeu... essa vale um post diferenciando...

Anônimo disse...

inacreditavel...
hsm

Torak disse...

Simplesmente sensacional...essa Action Comics e a Detective Comics são os maiores desafios do universo de scans, coloca qualquer série no chinelo...

hjbraz disse...

Muito obrigado amigo. Revista simplesmente impecável. Uma das mais importantes já lançadas. Valeu!!

Azazel Pistis disse...

Obrigado pelo esforço de fazer a número 1. Bem sei como é difícil fazer essas revistas, porque o inglês é de outro tempo, mais difícil de traduzir, são muitos textos e os scans não tem qualidade, sobrando ao diagramador restaurar ou refazes todas as páginas.

Marcelo Marat disse...

Crássico!...

Kal disse...

Parabéns a todos os envolvidos !!! Um clássico absoluto, agora disponível para todos !!

Israel disse...

Simplesmente incrivel. Parabéns a todos.

Parallax disse...

Lucas Muzel. Esse é o nome de quem traduziu aquela revista que o Eudes postou no Rapadura. Eu ainda tenho ela. Por isso nem dei bola para este lançamento. Só depois lendo o texto que vi se tratar de outro scan.